sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Usando formatação condicional para criação de Dashboards em formato de tornado


O site dos resultados do Censo 2010 do IBGE é uma excelente fonte de dados e ideias para construção de Gráficos, Indicadores e Dashboards. Navegando pelo site, um gráfico em especial chamou a minha atenção: é o que trata da distribuição da população brasileira por sexo, segundo os grupos de idade (clique aqui para visualizar o gráfico). Este gráfico apresenta os dados demográficos do país de maneira bem simples, possibilitando a análise da distribuição da população brasileira atual.

Pegando carona nos dados do IBGE, vou mostrar neste post como replicar as mesmas informações, porém, ao invés de utilizar gráficos, vou mostrar como montar o Dashboard utilizando os recursos de formatação condicional.

Em primeiro lugar, entre no site e copie os dados para uma planilha do Excel:




Em seguida, selecione todos os dados da distribuição apenas dos homens. Clique em Página Inicial à Formatação Condicional à Nova Regra:




Mantenha a opção Formatar todas as células com base em seus respectivos valores. Na seção Edite a Descrição da Regra, escolha o Estilo de Formatação Barra de Dados e marque a opção Mostrar Barra Somente:




Na seção Aparência da Barra, escolha uma cor de sua preferência. Além disso, em Direção da Barra, modifique a opção para Da Direita para a Esquerda:




Clique OK:


Agora você pode repetir o mesmo processo de criação de uma nova regra de formatação condicional com os dados das mulheres. Modifique apenas a cor da barra para uma cor de sua preferência (neste caso, você não precisará modificar a Direção da Barra):


Vale a pena aumentar um pouco a largura das colunas e remover as linhas de grade da planilha:


Se quiser, você também pode fazer o download do post em formato PDF, clicando aqui.

Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário